domingo, 5 de novembro de 2017

Tavares é um topónimo de um território situado em Portugal na antiga Beira Alta.

Onomásticamente, Tavares é um antropónimo, derivado do topónimo da região portuguesa pertencente a Mangualde, Viseu.
O Concelho de Chãs de Tavares extinto recentemente (1853), era um território que integrava várias povoações com o nome de Tavares como: Travanca de Tavares, Várzea de Tavares, Vila Cova de Tavares, Vila Mendo de Tavares etc. A Dona Teresa mãe de Afonso Henriques andou por aqui e terá dado terras a um Pedro Viegas concedendo-lhes foral em 1114. Há quem defenda que Gil Vicente aqui terá nascido em Guimarancios (Guimarães de Tavares). Certeza porém é que João Ferreira de Almeida o primeiro tradutor do Novo Testamento para a Língua Portuguesa a partir de línguas originais, nasceu por aqui em Torre de Tavares no ano de 1628.

Eu também sou Tavares como muitos mais por esse mundo fora. Fica aqui a alegria de um famoso quinteto homónimo, os "Tavares", cujos antepassados terão saído deste pequeno território beirão de que falei, terão passado por Cabo Verde, e por fim chegado a terras do Novo Mundo.


1 comentário:

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Minha gratidão, amigo Luis! Não sabia onde era as terras que eram dos Tavares. Sabia que havia um local que pertencia a eles que são descendentes dos Fonseca e seriam Tavare's Fonseca...? Fico feliz em saber que o amigo também é Tavares. Há uma enormidade de Tavares em Portugal. No Brasil não são muitos. Muito obrigado, amigo! Abraço fraterno! Laerte.